11 filmes sobre o amor maduro

11 filmes sobre o amor maduro

18/01/2016

Preparamos uma lista de filmes que retratam bem o amor maduro. Produções variadas, com temas diversos, que diverte, emociona e nos leva a reflexão. Espero que gostem.

1-Meus dias no Cairo (2009)

Quando a vida acontece.... A possibilidade de se abrir para o novo. Enfrentar uma cultura que ressignifica sua imagem pessoal, estar por sua própria conta... Manter vínculos.
Sinopse:  O filme conta a história de Juliette (Patricia Clarkson), que trabalha como editora de uma revista no Canadá. Ela e seu marido (Tom McCamus), um funcionário da ONU que trabalha em Gaza, resolvem se encontrar no Cairo durante o período de férias. Cheio de trabalho, o marido acaba não chegando no dia combinado e pede para que seu amigo Tareq (Alexander Siddig) cuide de sua esposa. Juliette vai aos poucos se apaixonando pela cidade e pelo novo amigo.

2-Pontes de Madison (1995)


Filme: Sobre o amor e compromisso com a família, acima de si mesma.
Sinopse: Após a morte de Francesca Johnson (Meryl Streep), uma proprietária rural do interior do Iowa, seus filhos descobrem, através de cartas que a mãe deixou, de um intenso envolvimento que ela teve com um fotógrafo (Clint Eastwood) da National Geographic, quando a família se ausentou de casa por quatro dias.

3-O Encantador de Cavalos (1998)


A dor que fortalece. A entrega que, opositora ao controle, possibilita seguir se des-envolvendo
Sinopse:  A adolescente (Scarlett Johansson), em companhia de uma amiga, sofre um acidente quando andavam a cavalo e são atropeladas por um caminhão. Sua colega morre e ela perde uma perna. Seu cavalo fica também bastante ferido e querem sacrificá-lo, mas a mãe da jovem (Kristin Scott Thomas), a editora de uma conhecida revista, não autoriza que o matem e tenta trazer para Nova York um especialista em cavalos (Robert Redford), que se recusa a ir. 
É aí que a mulher vai com a filha e o cavalo para Montana, para conhecer este rancheiro, esperando que ele ajude a curar algumas feridas internas, tanto da sua filha quanto do animal. O processo de recuperação é lento, mas após algum tempo os resultados começam a aparecer e paralelamente a editora e o rancheiro se apaixonam.

4-Minhas Tardes com Margueritte (2010)


A delicadeza do amor que transcende a carne. Esse amor filia, que se equilibra nas trocas que cada um tem para oferecer.
Sinopse: Germain Chazes(Gérard Depardieu) leva uma vida pacata que se movimenta pela horta, pelos pombos que procuram a praça e junto com os amigos do café. Germain mal sabe ler. Sua vida muda, quando conhece na praça aonde vai todos os dias, uma velhinha fora do comum, chamada Margueritte (Gisèle Casadesus, atriz de 96 anos). Margueritte começa a ler para Germain e, dessa maneira, ela abre as portas da leitura que, até então, estavam fechadas para ele, nasce entre os dois, uma relação especial.

5-A Delicadeza do Amor (2010)

O amor nos gestos, na concordância de que tudo é como tem que ser

Sinopse: Nathalie é jovem bonita, tem um casamento perfeito e leva uma vida tranquila, com tudo no lugar. Contudo, quando seu marido morre em um acidente, seu mundo vira de cabeça para baixo. Para superar os momentos tristes, ela decide dedicar-se ao trabalho e deixa de lado seus sentimentos. Até o dia em que ela, sem mais nem menos, beija Markus, seu colega de trabalho. Os dois embarcam numa jornada emocional não programada, revelando uma série de questões até então despercebidas por ambos, o que os leva a fugir para redescobrir o prazer de viver e entender melhor esse amor recém-descoberto.

6-O Homem Resposta (2009)


Sinopse:  O filme “The Answer Man” é uma comédia romântica que participou Festival de Sundance, estrelada por Jeff Daniels com a bela e carismática atriz da série de tv Gilmore Girls, Lauren Graham. Conta a história de Arlen Faber (Daniels), um recluso autor de livros espirituais. Ele é sozinho e quer estar sozinho, mas acaba esbarrando com a superprotetora mãe solteira Elizabeth (Graham), e mesmo sem querer acaba se envolvendo.
Sua vida tranquila e previsível acaba de vez ao conhecer Kris (Lou Taylor Pucci), um perturbado proprietário de uma livraria, que descobre seu endereço e passa a trocar livros por suas palavras de sabedoria . Quando os relacionamentos de Arlen começam a amadurecer, ele vai precisar lidar com o passado e com o fato de ele não ter todas as respostas.

7-Jornada Pela Liberdade (2006)

Amar um ideal, amar o bem e o bom a despeito do conforto pessoal.
Sinopse:  A vida de William Wiberforce (Ioan Gruffudd) mostra como a perseverança e a fé de um homem mudou o mundo. Líder do movimento abolicionista britânico, o filme mostra a luta épica para criar uma lei com objetivo de acabar com o tráfico negreiro. Durante esta jornada, Wilberforce encontra oposição intensa dos que acreditavam que a escravidão estava diretamente ligada à estabilidade do império britânico. Em seus amigos, incluindo John Newton (Albert Finney), um ex-capitão de navio negreiro que compôs o famoso hino Amazing Grace, encontrou suporte para continuar lutando pela causa.

8-Diário de Uma Paixão (2004)


Retrata um amor que resistiu a diversas provas da vida e que nem o tempo pode abalar. 
Sinopse:  Todo dia um homem visita uma senhora com sérios problemas de saúde que prejudicaram irreversivelmente sua memória. Em cada uma destas visitas, ele lê para ela um capítulo de uma linda história de amor, que começa assim: "Noah era um jovem operário numa pequena cidade. Allie era uma garota rica e culta da capital. Eles se conheceram num parque de diversões e, apaixonados, viveram o mais intenso verão de suas vidas. Porém, por imposição da família de Allie, o jovem casal teve que se separar. Veio a 2ª Guerra Mundial e Allie conheceu um soldado de família tradicional que a pediu em casamento. Sete anos mais tarde, às vésperas de seu casamento, Allie reencontra Noah e tudo vem à tona outra vez, colocando a jovem em um terrível dilema, com o coração dividido entre seu primeiro amor e o belo rapaz que pode lhe oferecer a vida tranquila que sua família sempre sonhou." Enquanto o homem que a visita lhe conta este envolvente romance, a senhora doente parece redescobrir o prazer de emoções há muito adormecidas, relembrando passagens de sua própria juventude.

9-A Incrível História de Adaline (2015)


Sinopse:  Adaline Bowman (Blake Lively) nasceu na virada do século XX. Ela tinha uma vida normal até sofrer um grave acidente de carro. Desde então, ela, milagrosamente, não consegue mais envelhecer, se tornando um ser imortal com a aparência de 29 anos. Ela vive uma existência solitária, nunca se permitindo criar laços com ninguém, para não ter seu segredo revelado. Mas ela conhece o jovem filantropo, Ellis Jones (Michiel Huisman), um homem por quem pode valer a pena arriscar sua imortalidade.

10-A Vida de Outra Mulher (2012)


Sinopse: Marie, 40 anos, acorda pensando que tinha 25. Ela se esqueceu de 15 anos de sua vida. Ela acorda no início de uma história de amor que, na verdade, está terminando. Ela acorda e tem quatro dias para reconquistar o homem da sua vida.

11-Sob o Mesmo Céu (2015)


Sinopse: Um militar (Bradley Cooper) que está em uma fase ruim recebe a chance de retomar sua carreira no Havaí. Enquanto busca a redenção profissional, ele também tenta colocar um ponto final em um antigo amor (Rachel McAdams), além de ter que lidar com sentimentos inesperados por sua parceira no projeto, uma promissora jovem da Força Aérea (Emma Stone).
Do amor "pernéia" até esse amor que aceita a vida e a morte, nos custa o último.

Veja mais notícias

Workshop Constelação Familiar em Montes Claros - 25 e 26 de setembro

09/09/2016

Sobre as cobranças e acusações aos nossos pais

08/12/2015

Saúde ocupacional e medicina do trabalho: entenda a relação

29/11/2015